Seja Bem-Vindo. Hoje é

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Lousa Digital



Na Escola 7 de Setembro está sendo implantada a lousa digital. Para o primeiro momento apenas algumas salas terão a lousa para que o professor possa se adaptar. Como disse o diretor Deosmar José da Costa. Nesse primeiro momento os professores estão sendo treinados para utilizá-la.
A lousa digital é uma inovação em tecnologia na sala de aula, ela é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.

Professor Mirivan

Todos muito atentos

Professor Carlinhos e Professora Miréia testando a lousa...

O ensino conta com novos recursos, pois é possível, por exemplo, fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth. "Na lousa digital estão juntos a inovação, tecnologia, informação, praticidade e facilidade.” E como disse o professor MIrivan “Professor é aquele que nunca pára de sonhar”.
Nada do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail ou redes sociais.
Nas instruções o professor sugeriu o cadastro em sites que irão auxiliar o professor como:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.